DigitalSign
 

2020-03-10

Carteira digital de trânsito facilita a utilização de documentos através de certificação digital

Desde 2018, ano da implantação do sistema que permite aos condutores brasileiros obterem as versões digitais da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) com o mesmo valor jurídico de suas versões impressas, o total de downloads já contabiliza as marcas de 5 milhões e 2 milhões respectivamente.

Através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o usuário pode ter acesso às principais informações de trânsito, bem como optar pelo uso da certificação digital para utilizar os serviços disponibilizados de forma mais prática e segura.

Esta identidade digital, além de possibilitar o compartilhamento de documentos em formato PDF com assinatura digital no padrão da ICP-Brasil com validade legal, conforme a MP 2.200-2/2001, facilita ainda o processo para que o condutor possa obter a documentação sem que tenha que se deslocar a uma unidade do DETRAN.

Em caso de perda, por exemplo, é possível recuperar eletronicamente o documento, vinculado a um aparelho eletrônico (por questões de segurança, vincula-se a CNH Digital apenas a um aparelho por vez), sem necessidade de deslocamento físico, ou mesmo fazer a validação eletrônica dos dados de outra CNH, conferindo sua autenticidade online por meio de assinatura digital.

O aplicativo, que conta com mais de 10 milhões de downloads, ainda possibilita criar e exportar a CNH e CRLV com assinatura digital válida com a mesma fé pública do documento em papel para utilização em outros órgãos públicos e serviços do governo eletrônico, bem como situações privadas que necessitem identificação do portador.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito encontra-se disponível no Google Play funcionando em sistemas Android com versão superior a 4.0.3 e na App Store, para sistemas IOS com versão igual ou superior a 10.