DigitalSign
 

2013-04-01

Grupo internacional oficializa processo de credenciamento junto à ICP-Brasil

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu representantes da Digitalsign, de Portugal, que através da DigitalSign Certificadora – empresa brasileira, pretende tornar-se Autoridade Certificadora (AC) de 1º nível e, assim, integrar a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Com a entrega da documentação obrigatória, o grupo composto pelas empresas DigitalSign Portugal, AET Europe e Thomas Greg & Sons iniciou seu processo de credenciamento. A diretoria do ITI celebra a possibilidade de integrar mais uma entidade à ICP-Brasil.

“Vemos com muita satisfação o pedido de credenciamento da DigitalSign, pois, por um lado, demonstra o sucesso e o reconhecimento internacional alcançado pela ICP-Brasil ao atrair investimentos estrangeiros para a constituição de uma nova AC, gerando novos empregos e oportunidades de negócios, e de outro lado, por agregar ao Sistema Nacional de Certificação Digital ainda mais competência especializada e experiência internacional nas tecnologias afetas à certificação digital, pois as empresas que constituem a nova AC são reconhecidas internacionalmente em suas áreas de especialização, quais sejam, certificação digital e aplicações no caso da DigitalSign, mídias criptográficas como cartões e tokens no caso da TGS e Middleware (Safesign), no caso da AET”, destaca o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho.

Na opinião do diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos Machado, a participação de organizações como a Digitalsign Certificadora, com larga experiência em certificação digital na Europa e na Ásia – oriunda de sua composição societária, contribuirá com esta experiência no processo de massificação da tecnologia ICP-Brasil juntando-se aos diversos setores que representam a sociedade brasileira, possibilitando uma participação mais igualitária e em conformidade com as políticas governamentais de acesso e inclusão digital. “A concorrência é benéfica para o cidadão que terá cada vez mais opções de produtos tecnológicos à sua disposição. Estimulada no meio acadêmico e indústria, há a expectativa de atualização tecnológica da ICP-Brasil com o possível uso da certificação digital nos meios móveis”, comentou.

Investimentos em aplicações para tablets e telefonia móvel

Tablets e telefones celulares estão presentes na vida de profissionais de diversos setores da sociedade que precisam diariamente utilizar certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Segundo o assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, a certificação digital deverá ser usada em larga escala nestes dispositivos nos próximos anos. “O ITI, enquanto representante oficial do governo e operador do Sistema Nacional de Certificação Digital, tem fomentado a indústria para que a tecnologia ICP-Brasil garanta segurança eletrônica e presunção de validade jurídica às manifestações e dados trafegados nestes dispositivos móveis”, explica.

Esse também foi o tom de discurso do grupo formado por DigitalSign, Thomas Greg & Sons e AET. Segundo representantes do consórcio, a ideia é implementar a certificação digital ICP-Brasil em smartphones e tablets para, assim, avançar em um nicho de mercado bastante promissor e que ainda oferece poucas opções no Brasil. O grupo também demonstrou interesse em apresentar versão exclusiva e aderente às políticas da ICP-Brasil de um Middleware (Safesign), programa de computador que estabelece mediações entre sistemas operacionais, softwares homologados pelos laboratórios de ensaios e auditorias da ICP-Brasil e aplicações e, assim, garantir total interoperabilidade entre os mesmos.

Ramos destaca outro ponto da apresentação técnica do grupo que tratou de um cartão micro SD (Security Card) com certificado digital ICP-Brasil. “Ter um certificado digital no cartão micro SD de telefones móveis e outros dispositivos móveis permitiria o desenvolvimento de aplicações diversas. Além disso, já temos no mercado brasileiro leitoras de cartões inteligentes - smartcards para tablets e dispositivos móveis que funcionam com os principais sistemas operacionais. Resta agora que os fornecedores procedam à homologação na ICP-Brasil para que essas aplicações surjam no mercado. Ao mesmo tempo em que o cidadão terá ao seu dispor uma quantidade muito maior de serviços eletrônicos, a ICP-Brasil estaria presente garantindo premissas tecnológicas e jurídicas”, avaliou.

Fonte: ITI - Brasil